Sinto te informar que acabou sua lista de desculpas para não reciclar o que é descartado na sua casa, escola ou trabalho. Isso porque as dicas que vou te falar aqui são tão práticas que até no momento preguiça ou correria salvam, inclusive em momentos de dúvidas cruéis como “ Será que tubo de pasta recicla?”
Uma excelente forma para se pensar não em lixo, mas sim em resíduos. O lixo tecnicamente é chamado de rejeito, algo que não serve para mais nada, já resíduos tem seu valor, basta separá-los corretamente. Se considerarmos a produção anual de resíduos no mundo chegaremos a um número ASSUSTADOR: São produzidos anualmente 1,4 bilhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos. A maior parte, 800 milhões de toneladas, é descartada em aterros.
Por isso abaixo vou deixar 10 dicas fáceis para separar seus resíduos e tornar- se uma pessoa mais sustentável.

1- Não Obrigado
Lembre-se de que o melhor caminho para se tornar uma pessoa mais sustentável começa na hora de recusar qualquer tipo de material que você não precise, especialmente embalagens. Reduzir o volume do lixo é o melhor caminho.
2- Lave antes de separar!
Tire o resto de comida dos descartáveis para ajudar o pessoal da triagem. Aquele seu potinho de danone vai demorar dias ou semanas para chegar nas cooperativas de reciclagem. Parou pra pensar no cheirinho desagradável? Pois bem, para não desperdiçar água, que também já é uma outra maneira de ajudar a cuidar do mundo, deixe as embalagens dentro da pia, assim elas serão lavadas com a água utilizada para lavar a louça.
3- Secos e molhados
Você não precisa ter vários tipos de lixeiras, apenas separe os resíduos secos como ( papel, lata, plástico, vidro, embalagens ) dos úmidos, olha a facilidade gente!!!
4- Tudo que era de comer ou ficou úmido.
Esse tipo de resíduo é responsável por metade do volume, lota os aterros e produz gás metano, que é 20 vezes mais poluente que o gás carbono. Porém uma boa parte destes resíduos pode ser compostada como: casca de frutas e legumes, e até mesmo pó de café e o papel molhado podem se transformar em adubo. Legal não é?!
5- Você amassa o papel para jogar no lixo? Pare agora!
Não dobre e nem amasse os papéis antes de jogar no lixo: Mantê-lo inteiro é sempre melhor. No máximo, rasgue as folhas. É bem fácil de entender: quanto mais intacto o papel,mais dinheiro ele vale, porque as fibras (celulose) são mantidas, aumentando o número de vezes que ele pode ser reciclado. Também não contamine o papel, jogando junto outros materiais que possam sujá-lo (como caixa com resto de pizza). E, se puder, mande seus papéis da reciclagem separados dos restantes dos demais resíduos.
6- Estes papéis não valem nada!
Em contrapartida, muitos tipo de papéis devem ir direto para o não recicláveis, como papéis engordurados, plastificados, guardanapos e papel higiênico sujo, papel carbono, cupons fiscais, aqueles que você recebe das máquinas de cartão ou supermercado (mas você pode evitar solicitá-los), e papéis com cola adesiva, no caso destes últimos, separando a parte com a cola, o restante pode seguir para o reciclável.
7- Vidros
O futuro onde tenha embalagens de vidro retornáveis tem de ser a nossa meta, pois evita o custo de reciclá-lo. Até lá, reutilize ao máximo esses recipientes. E, sempre que possível, evite garrafas long neck: não são retornáveis e o processo de reutilização (que as transforma em múltiplos cacos de vidro) ainda é bem complexo e caro.
8- Latinhas de alumínio
Por favor, não tirem os anéis de latinhas de refrigerante ou cerveja. Eles podem se perder no meio dos resíduos e acabam não sendo reciclados. Latas de tinta ou aerossol precisam de um cuidado extra.
9- Aperte a pasta de dente
Esses tubos são feitos de polietileno de baixa densidade, um tipo de plástico. Por isso, tire o máximo de pasta possível e mande para reciclar nos secos (ou plásticos).
10- Embalagens de salgadinhos e semelhantes.
Pode até não parecer, mas também é feito de um tipo de plástico, que vem com uma pequena camada de alumínio. Então por isso, ele poderia ser reciclado tranquilamente. O problema é que poucas empresas bancam esse processo, que é bem caro. Cheque como funciona na sua região. Não te custa nada evitar esse tipo de embalagem, não é mesmo?

Lembre-se que nosso futuro e de nossos filhos, só depende de nós, e se tiver alguma dúvida, não deixe de nos seguir no Instagram e também ficar de olho aqui no meu blog, volto já com mais informações para sermos sustentáveis e salvar o que temos de mais lindo no nosso país. Conte comigo e eu conto com vocês!!!!